Sim, os sabonetes artesanais são mais caros do que os industriais. Você sabe porque? Um dos pontos é porque eles produzem em grande escala e conseguem bom preço na matéria prima, mas não é só isso... Existe uma grande diferença entre esses dois tipos de sabonetes que justifica a diferença do valor entre eles. E se você não se preocupa com a saúde da sua pele e do seu corpo, e também não se preocupa com o meio ambiente, esse post não é para você. Eu entendo que para alguém que não tenha esse tipo de preocupação, não faz sentido pagar mais caro. Mas se tá afim de saber, vem comigo...
Os sabonetes naturais são feitos com óleos e gorduras vegetais, extratos botânicos e óleos essenciais. Toda essa matéria prima comprada em menor quantidade, é cara. O processo de saponificação artesanal produz a glicerina de forma natural e esta é mantida completamente no sabão.
Toda a composição faz com que haja equilíbrio entre espumação, suavidade e limpeza… tudo na medida certa! Os ácidos graxos contidos nos óleos utilizados para se fazer o sabonete artesanal ajudam a regular a umidade e nutrir a pele, enquanto a glicerina natural dá uma textura mais macia e aveludada.
Já nos sabonetes convencionais, a glicerina é retirada e vendida para a fabricação de outros cosméticos condicionadores. A carência de glicerina nos sabonetes comerciais é a principal razão do ressecamento que sentimos na pele quando usamos. E muitas vezes vemos o próprio sabonete ressecar e rachar. A gordura é de sebo animal (que é mais barata), além de outros produtos nocivos que podem causar dermatites e irritações na pele, como alumínios e petrolatos.
E o meio ambiente? Pois é, ainda tem isso, né?!? Os sabonetes convencionais geralmente utilizam metais pesados e derivados do petróleo, que é uma matéria prima não renovável. Já o sabonete natural é totalmente biodegradável.
Então me diga, vale a pena pagar por um sabonete artesanal ou não?
Comments